quarta-feira, 4 de abril de 2018

O que é uma Célula ?

CÉLULA OU GRUPO FAMILIAR COMO ALGUNS A CHAMAM
A IGREJA EM CÉLULAS

Todos os dias, no templo e de casa em casa, ensinavam e proclamavam Jesus (At 5.42).
Uma igreja em células é a maneira mais prática de viver assim como viviam os primeiros cristãos. Assim como o nosso corpo é composto de milhares de células, a igreja que é um corpo é formada de incontáveis células que são os cristãos. Na igreja local, uma célula é um grupo de quatro a quinze pessoas que se reúne para experimentar o amor de Deus na comunhão com os irmãos, procurando sempre alcançar outras pessoas para Cristo. As células são parte de um todo que é a igreja, elas não estão isoladas, independentes, mas interdependentes. As células se reúnem em vários locais do bairro e da cidade, mas se encontram para adorar e celebrar ao Senhor Jesus Cristo. Todos os crentes são pastoreados nas células de modo efetivo. Assim, mesmo que a igreja tenha milhares de discípulos, todos são assistidos pelos líderes das células, seus auxiliares e demais membros. A pessoa não fica isolada e nem sem acompanhamento, pois todos se tornam discípulos.
OS CINCO OBJETIVOS DA CÉLULA
COMUNHÃO: Desenvolvimento de vida partilhada, alvos comuns e aliança mútua entre todos os membros.
EDIFICAÇÃO: A célula oferece o ambiente para o crescimento espiritual, aprendizado prático e disciplina em amor
EVANGELISMO: A célula é o lugar onde inseríamos novos membros. É onde alimentamos, guardamos e suprimos os novos irmãos.
SERVIÇO: Cada crente um ministro e cada casa uma igreja. Cada um recebeu um dom e na célula os dons são exercitados para o serviço mútuo.
CONSOLIDAÇÃO: Acompanhamento fazendo os primeiros passos no discipulado, firmando bem a fé e a convicção de salvação, e encaminhado para o encontro, a Escola de líderes e o batismo, etc. No modelo dos doze as pessoas vão se tornando discípulos, vão se tornando doze de alguém que já tem cobertura e acompanhamento de um discipulador.
Sabemos segundo a Palavra de Deus que a Igreja primitiva começou com dois tipos de reuniões. Reuniões nas casas e reuniões no templo (At 2.42).
A Bíblia diz que os primeiros cristãos se reuniam no templo. Naquela época só tinha o templo judeu que não era um local próprio para receber as pessoas. Somente o sumo sacerdote podia entrar em sua parte mais interior uma vez por ano. Na realidade os cristãos se reuniam no pátio do templo, não dentro do templo. Não havia outro local em Jerusalém que comportasse tantas pessoas. Lá era um local público e assim facilitava a reunião dos irmãos para a oração, edificação e pregação do evangelho.
A Igreja do Novo Testamento começou com dois tipos de reuniões:
1. As celebrações que se realizavam em lugares públicos onde se reuniam uma multidão de cristãos.
2. As reuniões nas casas eram grupos pequenos que hoje chamamos células.
Como não tinham um templo próprio para suas reuniões, a igreja primitiva começou desde o início a reunir-se nas casas (At 12.12; Rm 16.3-5; Cl 4.15; Filem 2). Isso se tornou uma grande estratégia de conquista, por maior que fosse a perseguição, a igreja continuava a crescer. Sabemos que no terceiro século, antes da igreja casar-se com o estado, Roma estava se dobrando diante do poder de Deus manifesto através da igreja em células.
Deus tem restaurado à sua Igreja como no modelo da igreja primitiva. A combinação das reuniões de celebrações com as células não é uma idéia humana, mas sim o modelo que a Bíblia e a história demonstram que tem sido o sistema de Deus para o crescimento do seu reino na terra, a sua igreja.
O modelo que tem crescido não só em número, mas também em qualidade e solidez é o governo dos doze. O grupo de doze ou como é conhecido, G12.
Somente os neófitos mal informados, líderes que deram crédito as mentiras, aqueles que não querem mudar, pessoas que estão acomodadas com pouco e desinteressados em estudos sobre o assunto, resistem a esta visão, mas ela é atraente aos que estudam e buscam a multiplicação. A Igreja em Células não é modismo, é resgate. Alem de ser uma grande estratégia, sabemos que estamos voltando ao método da igreja primitiva, que se reunia de casa em casa, até mesmo dentro das bases de César, pois até a guarda pretoriana foi alcançada e sabemos que todos também não deixava de ir ao templo para o ensino, o louvor e a adoração. Faça uma pesquisa, examine os textos bíblicos que falam sobre a questão da igreja em casa e no templo.
Hoje nós estamos sendo desafiados a um momento de grande êxito.
O objetivo principal da visão celular é gerar uma igreja de vencedores, de conquistadores, de líderes que amam multidões, é trabalhar para a edificação da Igreja como a Noiva de Cristo. Nas células as pessoas não são apenas números e sim vidas importantes para Deus e para nós.
Segundo a Palavra de Deus só iremos ganhar indo alem de entregarmos nossas vidas ao Senhor Jesus, também precisamos levar outros a serem salvos e qualquer pessoa, de coração sincero e puro, pode fazer parte disso. Lembre-se dos seus familiares, amigos e todos que cruzarem seu caminho, todos precisam de paz, amor e salvação. Jesus é a resposta para nossa vida. Numa célula, as pessoas poderão ter um contato íntimo e profundo com o Senhor Jesus. Alem disto existe o relacionamento e comunhão profunda com os irmãos.
Todas as quintas-feiras, às 20 horas, e sábados à tarde, nossas células espalhadas pela região da Zona Leste reúnem grupos de pessoas para falar e ouvir sobre a Palavra de Deus. Cada grupo forma uma família. E todas as famílias formam o corpo de Cristo.
Nós somos uma igreja família que vive o amor de Deus!

Nenhum comentário:

Postar um comentário