quarta-feira, 4 de abril de 2018

Multiplicando células saudáveis

Lembro ouvir em fevereiro de 2010 de Mário Vega a seguinte frase: “Células saudáveis multiplicam”. Ele queria transmitir à audiência que multiplicação era o resultado de um alvo muito mais profundo. Mais tarde Mario me contou que Randall  Neighbour foi que originalmente cunhou a frase “células saudáveis multiplicam”. Independentemente de onde ou de quem a frase teve sua origem, o significado soa verdadeiro para o ministério de células.
Nós do movimento de igreja em células sempre tivemos como objetivo preencher o mundo com células vibrantes. Sentimos a compulsão de completar o mandamento de Cristo de fazer discípulos (Mateus 28.18-20) e cremos que Jesus chamou a sua igreja para fazer isso acontecer. Células que multiplicam são uma peça-chave para cumprir a Grande Comissão. Mas é possível multiplicar células doentes? As células podem multiplicar rápido demais?
No passado estive tão focado em multiplicação que cheguei a lançar novos grupos de forma prematura, que acabavam morrendo de forma prematura. Aprendi a duras penas que multiplicar grupos fracos pode leva-los à morte com a mesma facilidade que nasceram.
Quanto tempo leva para multiplicar uma células saudável? Isso depende da receptividade da cultura (p.ex. leva muito mais tempo para multiplicar uma célula na Turquia ou na Espanha do que em El Salvador!). O estágio de transição da igreja também é um fator-chave.
Sabemos, no entanto, que células saudáveis são lideradas por discípulos fortes e preparados. Isso que dizer que os novos discípulos (líderes) experimentaram comunidade verdadeira, evangelismo em grupo, o exercício de dons espirituais e completaram o trilho de treinamento.
Também percebi que a liderança em equipe é a norma bíblica e deveria ser o foco ao multiplicar células. Novas células saudáveis são lideradas por uma equipe de liderança, em preferência a líderes sozinhos. Vi igrejas multiplicaram muitas células lideradas por líderes sozinhos, apenas para vê-las definhar com poucas pessoas ou experimentarem a morte. Liderança em equipe ajudará os membros da célula a parar de pensar, “não quero fazer o trilho de treinamento da igreja porque não sou do ‘tipo líder’”. Muito mais pessoas podem participar de equipes de liderança, enquanto menos pessoas serão líderes de equipes.
Resumindo, uma célula saudável que esta pronta para multiplicar cresceu em comunidade, evangelismo, espiritualmente e preparou novos discipuladores (líderes) que estão prontos a sair e começar um novo grupo.
Em abril o Blog de Joel Comiskey explorará o tema de como multiplicar células saudáveis. Pastores experientes de igrejas em células escreverão 20 blogs sobre o assunto.
Semana 1: Multiplicação de células saudáveis. A multiplicação de células é o resultado direto da saúde. Sabemos que células saudáveis multiplicam. Quando focamos na saúde das células, colheremos o fruto da multiplicação.
Semana 2: A preparação das células. As pessoas da célula precisam primeiro experimentar comunidade, evangelismo em grupo, e o sacerdócio de todos os crentes por meio da descoberta e uso dos seus dons. Os membros também precisam passar pelo trilho de treinamento e completa-lo. Isso leva tempo e depende muito  se essas coisas estão acontecendo ou não e se o grupo pode multiplicar.
Semana 3: Formando a equipe. O Novo Testamento sempre se refere à liderança no plural. Aprendi o caminho árduo de que líderes sozinhos, ou grupos liderados por um líder sozinho, muitas vezes acabam morrendo. Simplesmente falta força para sustenta-los. Comunidade e desenvolvimento do caráter também fazem parte da equipe. Costumo dizer ”cada pessoa pode/deve ser um líder” e normalmente isso quer dizer que o objetivo é que cada pessoa comece sua própria célula. Mas estou falando a respeito do objetivo da liderança em equipe, e muito mais pessoas eventualmente farão parte de uma equipe, uma vez que alguém será o líder da equipe.
Semana 4: Células que multiplicam e duram. Voltamos à frase “células saudáveis multiplicam”. A igreja em células é uma estratégia de longo prazo. A célula é a igreja; não é uma reunião de estudo ou um programa. A célula é a igreja, da mesma maneira que a celebração o é. Quando preparamos pessoas e grupos para multiplicar, nos alegraremos na benção contínua do ministério baseado em células.

Nenhum comentário:

Postar um comentário